Funcionários qualificados se sentem valorizados
Aprender é uma tarefa para a vida toda. Aqui na Leograf, estamos desenvolvendo treinamentos em parceria com fornecedores para que nossas equipes estejam sempre atualizadas em relação ao maquinário no chão de fábrica e às possibilidades que trazem para desenvolvimento de novos produtos; aos insumos e ao potencial de produzir com menos impacto no meio ambiente, por exemplo.
O setor gráfico é altamente tecnológico e inovador e sempre cheio de novidades. O treinamento é importante para que todos conheçam e dominem novas técnicas. "Percebemos que o funcionário se sente valorizado quando a empresa investe nele com capacitação. Isso traz mais satisfação para o trabalhador e cria um ambiente melhor na empresa. O resultado é muito positivo porque quem trabalha feliz e com conhecimento, também produz melhor e as pessoas passam até a funcionar melhor como equipe colaborativa", diz Ricardo Cabral, diretor de marketing da Leograf e responsável por criar e organizar o departamento de treinamento da empresa para facilitar e incentivar o aprendizado constante. Vale lembrar que muitas ideias e soluções para produção nascem nesses encontros de treinamento.
Parceria com fornecedores - Grande parte da qualificação oferecida aos funcionários é feita em parceria com fornecedores. Assim, os maiores entendidos compartilham seu conhecimento com as equipes da gráfica. "Muitas vezes o trabalhador está no dia-a-dia da gráfica, mas não conhece todas as possibilidades daquela máquina ou daquele produto. O treinamento feito pelos próprios fornecedores dá a eles a oportunidade de mergulhar fundo no assunto e entender muito mais", comentou Ricardo.
Em julho, a Suzano fez um treinamento sobre tipos de papel e as diferenças de capacidade de impressão em cada substrato. Equipes das áreas de impressão, produção, planejamento e estoque participaram, além do comercial e orçamento, que precisam estar sempre alinhados com todo o conhecimento e novidades dentro da Leograf.
"Misturar o comercial com a área técnica é muito bom, porque quem trabalha diretamente na área faz perguntas importantes que muitas vezes não ocorreriam a um vendedor. Isso, então, torna o treinamento mais rico para todos", avalia Ricardo. Funcionários interessados, mesmo que a área de atuação não seja diretamente ligada ao objeto de treinamento, também são bem vindos. A ideia, afinal, é difundir conhecimento.
Demanda externa - Os treinamentos acontecem presencialmente na sede da empresa em São Paulo, mas o sucesso da iniciativa já chegou aos ouvidos dos escritórios em outras cidades. O próximo passo é organizar eventos on-line para atender a demanda de quem está longe e também tem interesse e necessidade de se qualificar melhor.