Falar sobre saúde mental salva vidas
Setembro Amarelo é a campanha de prevenção ao suicído, por meio da conscientização da importância de cuidar da saúde mental. A grande maioria dos casos de suicídio está relacionada às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. A maior parte dos casos, portanto, poderia ser evitada com tratamento adequado e informações de qualidade.
Falar de saúde mental tem sido um tabu há muito tempo, mas as campanhas anuais ajudam a desconstruir essa barreira aos poucos e a levar informação a quem passa por momentos difíceis e de crise para que busque ajuda e também para que compreenda que a vida é nosso maior valor, nossa melhor escolha.
Conhecimento é fundamental para conscientizar quem tem depressão da importância de pedir ajuda e de procurar tratamento. Também é importante para que cada um de nós aprenda a ouvir, sem julgar e com empatia, quem de alguma forma pede ajuda. Também é importante estar disponível para dar apoio. Outro ponto importante é termos mais informações para podermos reconhecer os sinais de quem passa por momentos difíceis e poder agir antes que seja tarde.
Pessoas com depressão precisam de tratamento médico adequado
A depressão é um transtorno comum, porém é um transtorno sério. Em escala global, estima-se que 300 milhões de pessoas sofram de depressão, que é a principal causa de incapacidade em todo o mundo. Ela afeta o sono, a capacidade de trabalhar, de dormir, de estudar, de comer… Afeta a vontade de viver e pode, em seu limite, levar ao suicídio.
Tratamento médico adequado é fundamental. Segundo o Ministério da Saúde, a prevalência de depressão ao longo da vida no Brasil está em torno de 15,5%, e as mulheres são as mais propensas a desenvolverem depressão. Estudos mostram prevalência de até 20% no caso delas ao longo da vida e de 12% para os homens.
Leograf promove encontro de valorização à vida
A Leograf está engajada na campanha Setembro Amarelo e, todos os anos, promove palestras levando informações que possam ajudar os colaboradores a identificarem os sinais de alerta. "Falamos de autocuidado, de saúde mental e de prevenção ao suicídio. Sabemos que é um tema difícil, mas com informação, cada colaborador é capaz de ajudar a si próprio e ao próximo. Valorizamos a vida acima de qualquer tabu", comentou Camila Campos, recursos humanos da Leograf.
Hábitos saudáveis ajudam a prevenir
Manter um estilo de vida saudável ajuda a prevenir a doença. Isso inclui manter uma dieta alimentar equilibrada e ter uma rotina de sono adequada. Praticar atividade física com regularidade, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, não usar drogas ilícitas e reduzir a cafeína. Aproveite para incluir na sua agenda atividades prazerosas, isso vai ajudar a reduzir o estresse, um gatilho importante para a depressão.
E lembre-se: a ajuda médica é fundamental e não se deve interromper o tratamento sem orientação.