Daniel Almeida é o Coordenador de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho aqui na Leograf. Cuida das ações relacionadas à sustentabilidade e segurança do trabalho, contribuindo para reduzir os impactos ambientais, aprimorando os processos internos e garantindo a preservação dos colaboradores.
Bacharel em Ciência e Tecnologia, Engenheiro Ambiental e Urbano com pós-graduação em Segurança do Trabalho e especialização em Gestão de Projetos, o extenso currículo do Daniel mostra como ele está preparado para ajudar a gente a caminhar em direção a um futuro mais sustentável.
Nesta entrevista, fala da indústria gráfica e também de como a sustentabilidade entrou na vida dele e de como ela pode entrar na de todos nós.
RL: Daniel, porque a indústria gráfica muitas vezes é mal vista quando se fala de sustentabilidade? Tem algum sentido?
Daniel: Esta é uma visão equivocada, algumas pessoas pensam que as árvores utilizadas para a fabricação do papel são fruto de desmatamento e destruição das florestas naturais, mas para a fabricação padronizada dos papéis e celulose é preciso que seja usada sempre a mesma espécie de árvore, sendo elas eucalipto ou pínus, estas árvores são plantadas em locais adequados e com o correto manejo florestal. Trazendo algumas estatísticas, o Brasil planta 1,5 milhões de árvores por dia, com isso a indústria do papel do Brasil é uma referência global ocupando a 2ª posição no ranking de produção de papel e celulose. Este processo ao longo dos anos, trouxe notória experiência na integração das áreas de floresta natural e áreas plantadas, utilizando deste sistema para restauração da biodiversidade em locais onde a natureza sofreu danos no passado.
RL: Quando se fala de indústria gráfica, o que é importante fazer para diminuir o impacto ambiental?
Daniel: A Indústria gráfica vem evoluindo constantemente para reduzir seus impactos ambientais. Atualmente a Leograf já possui um índice de reciclagem de mais de 95% dos resíduos gerados pela fábrica. Buscamos constantemente medidas para a redução do consumo de energia e otimização do uso da água. Por meio de parceria com fornecedores, constantemente são desenvolvidos novos processos e produtos com a preocupação de aumentar a reciclagem, associando beleza com a responsabilidade ambiental.
RL: A Leograf tem uma preocupação ambiental em todas as fases da produção. Explica pra gente como é isso.
Daniel: O compromisso da Leograf com a sustentabilidade está presente em todas as etapas da produção, desde o uso dos papéis certificados - que garantem um rastreio e controle da origem do papel - até a adoção de um sistema que otimiza a produtividade, reduzindo desperdício e utilizando inclusive inteligência artificial para configuração das máquinas que controlam a quantidade de tintas e insumos no processo de impressão.
O maquinário de ponta garante que o consumo de energia seja reduzido e diversas outras medidas diminuem constantemente nossos impactos ambientais. Para a conscientização dos colaboradores, nós oferecemos palestras periodicamente e ações para transmitir a eles esta mesma responsabilidade.
RL: Como você avalia o papel do cliente para garantir a sustentabilidade?
Daniel: O cliente é parte fundamental neste processo, tanto demandando soluções mais ecológicas para seus materiais, como acompanhando e desenvolvendo parcerias para o desenvolvimento de projetos inovadores. Dentro deste contexto, é importante dizer que o mercado vem evoluindo anualmente para sempre trazer produtos mais ecológicos, biodegradáveis, atóxicos e com maior reciclabilidade. Esses produtos podem ser integrados à cadeia de reciclagem tornando-se novos produtos após o seu primeiro uso, como o caso do papel que pode ser reciclado até sete vezes.
RL: A Leograf tem um selo sustentável, a Ecoline®. Como ela se aplica para o cliente?
Daniel: Quando o cliente manifesta o interesse em adotar a linha Ecoline®, nossos representantes comerciais auxiliam na escolha do tipo de papel a ser utilizado, a indicação de tintas e vernizes biodegradáveis e acabamentos que favorecem o processo de reciclagem do produto ao final do processo. Atendendo a estes requisitos, o cliente pode comunicar ao seu público seu compromisso utilizando o Selo Ecoline® em seu material, transmitindo toda esta responsabilidade socioambiental.
RL: Agora, falando um pouco de você, como a sustentabilidade entrou na sua vida e na sua carreira?
Daniel: Sempre tive um grande interesse pelos assuntos relacionados ao meio ambiente. Na Universidade, percebi que, preservando o meio ambiente, também podemos gerar um impacto financeiro positivo para a empresa. Então, me sinto muito satisfeito em saber que já desenvolvi e participei de diversos projetos que trouxeram ganhos em ambos os aspectos para a organização. Ao lado de toda a direção da empresa, que extremamente preocupada com sustentabilidade, é uma grande satisfação ajudar a trazer a Leograf ao lugar de referência que ela ocupa quando o assunto é sustentabilidade.
RL: Que dica você dá para quem quer fazer mais pelo planeta?
Daniel: Eu gosto muito da expressão “Comece pequeno, pense grande e seja constante”.
Para que o mundo se torne um lugar mais equilibrado, precisamos cada vez de mais empresas engajadas neste tema, entendendo que é possível conciliar os aspectos ambientais, sociais e econômicos.