Na área gráfica, temos nossos termos especiais, que significam nada ou quase nada para quem não é do meio… Mas estamos aqui para não te deixar passar perrengue.
Toda área de conhecimento tem seu nicho de palavras próprias que formam o jargão usado na comunicação. É uma linguagem específica, quase uma língua própria, que facilita a compreensão para os iniciados, mas que pode ser uma barreira para os leigos no assunto!
5 itens que resolvem sua comunicação visual no PDV
Já que estamos falando de dicionário, vamos começar traduzindo o PDV. Esse termo é bem usado no marketing e significa ponto de venda. É tão corriqueiro para quem é do meio que qualquer aluno de graduação aprende no primeiro dia de aula.
Aqui na Leograf, somos especializados no mercado promocional, então, PDV também faz parte do nosso vocabulário diário. Também é nossa especialidade produzir impressos para o PDV dos clientes. Aí vai, então, um pedacinho do nosso dicionário gráfico, com ideias para chamar atenção no seu PDV.
Stopper - Esse é o nome que se dá no universo gráfico promocional a um tipo de sinalização instalada de forma perpendicular às prateleiras e gôndolas. Quase uma bandeira fazendo sinal para você desacelerar e parar!
O ideal é que ele fique na altura dos olhos do consumidor para que se sobressaia no ponto de venda. O stopper pode ser produzido de diversos tamanhos, formatos, cores e é fundamental que chame atenção, que faça o cliente parar, olhar e querer levar o produto!
Display - Pode ser usado nas gôndolas como organizador para mostrar a mercadoria e atrair o olhar do consumidor.
Wobbler - Mais uma daquelas palavrinhas que podem assustar um desavisado. Mas esse termo não é tão difícil de entender. O wobbler é uma sinalização fixada na prateleira ou display de PDV. Diferentemente do stopper, ele não está atravessando o seu caminho para te fazer parar, mas ainda assim salta na frente dos seus olhos, com a função de fazer o cliente prestar atenção. Seu formato pode variar de acordo com a necessidade da mensagem.
Clip strip - Trata-se de uma tira onde é possível pendurar os produtos à venda. O clip strip é usado especialmente para exibir mercadoria que deve ter uma saída maior no ponto de venda.
Faixa de gôndola - Também conhecida como régua, é uma pequena faixa reta ou em formato de "L", colocada junto ao produto no ponto de venda. Atrai o olhar de quem passa e destaca a marca entre seus concorrentes.
Saber pedir é meio caminho andado para ter um bom resultado!
Encerramos esse post satisfeitos em compartilhar conhecimento. Acreditamos que derrubar barreiras de comunicação aproxima fornecedor e cliente, contribui para poupar tempo e chegar ao melhor resultado no trabalho.