Desafio é capturar a atenção do cliente em um mundo tão cheio de estímulos
Tempo.
Dinheiro.
Atenção.
Essas palavras têm em comum o valor da escassez. O dia só tem 24 horas. Seu orçamento está limitado ao valor da renda do seu trabalho e investimentos. A sua atenção está limitada à capacidade do seu cérebro em se ater.
Se a expressão tempo é dinheiro se popularizou, podemos também embalar a atenção com o melhor papel disponível no mercado! E dizer: sua atenção vale dinheiro para os outros.
Tanto que existe uma corrente de estudo dedicada a esse objeto precioso: a Economia da Atenção. Ela trata a atenção humana como um bem escasso e também como um bem que rende dinheiro, tal qual uma mercadoria. Hoje em dia, o foco está ligado a produtos e serviços que têm como base a internet, porque é para onde boa parte do nosso tempo está sendo drenado. Mas, como há vida no chamado mundo real, sabemos que a Economia da Atenção extrapola todas as telas.
Quanto vale a sua atenção
Talvez você ainda esteja se perguntando qual o motivo de estarmos falando sobre isso. Por uma razão simples, mas muito importante: existe no mundo uma infinidade de pessoas gerando uma quantidade e uma variedade enorme de informação e de produtos e, claro, existe uma disputa feroz pela atenção de cada pessoa.
Se diferenciar no mar de concorrentes é, portanto, uma necessidade que precisa ser levada a sério. Algumas palavras são determinantes para isso e a mais óbvia delas é inovação. O novo é diferente e tende a se destacar. Mas também é preciso mapear o público, planejar a ação e desenvolver o projeto. Quando a gente fala de um projeto gráfico, a escolha dos materiais é parte fundamental para o resultado perfeito e o time de vendas da Leograf está preparado para ajudar nessa missão.
Temos por aqui inúmeros exemplos de impressos campeões que chamaram atenção do público no ponto de venda e até cativaram jurados, resultando em prêmios nacionais e internacionais.
Projetos gráficos que fazem brilhar os olhos
O estado da arte de um projeto gráfico envolve diversas fases. O planejamento começa com a mensagem que você quer comunicar. A partir daí, a escolha da paleta de cores, as imagens, as fontes tipográficas, o papel escolhido. Tudo isso ajuda a capturar a atenção do outro para a história que você quer contar com o seu projeto.
Como falamos, existe um oceano de estímulos disputando nosso cérebro, que faz escolhas muito rapidamente. Em um piscar de olhos ele decide se vai dar mais tempo para um assunto, um texto, um produto. Ou não.
Atenção é dinheiro
Todo lugar é espaço de disputa de atenção. Isso faz parte da economia de mercado. A forma como os produtos são dispostos na gôndola do supermercado ou no display de mercadorias no caixa; a diagramação de uma capa de uma revista ou a embalagem de um produto tudo está constantemente disputando sua atenção. Daí, concluímos: atenção é dinheiro! Capriche para fisgar seu público!