Resíduo de papel segue daqui para a reciclagem

Atenção ao potencial de reciclagem e reaproveitamento diminui impacto no meio ambiente

 

A indústria gráfica é um dos setores que mais consomem papel e outros materiais de impressão. Por isso, a reciclagem de papel na indústria gráfica é fundamental para a preservação do meio ambiente e para o uso consciente dos recursos naturais.

Identificando esta demanda, a Leograf por meio do seu sistema Ecoline® de produção consciente, desenvolve diversas maneiras de otimizar e reciclar o papel ao longo de todas as suas etapas de produção.

 

Etapas da reciclagem - A reciclagem consiste em coletar, separar e processar as sobras de papel ou plástico para produzir novos produtos. Na Leograf, os resíduos podem ser gerados a partir de diversas atividades em nossa cadeia de produção, como a impressão de revistas, folders, livros, panfletos e diversos outros materiais promocionais.

Benefícios ambientais, econômicos e sociais - A importância da reciclagem destes materiais na indústria gráfica é enorme. Pois, ela ajuda a reduzir a quantidade de resíduos que vão para os aterros sanitários, diminuindo a pressão sobre esses locais e ajudando a prolongar sua vida útil. Além disso, o uso de água e energia é muito menor no processo de reciclagem do que no de produção. 

Vale lembrar que a reutilização dos materiais pode gerar muitos benefícios econômicos e sociais também: é fonte de renda para empresas especializadas envolvidas na cadeia de reciclagem e gera empregos em diversas etapas do processo.

Da indústria ao consumidor - A reciclagem na indústria gráfica é uma responsabilidade de todos os envolvidos no processo, desde as empresas até os consumidores finais. É importante que todos assumam a responsabilidade pela destinação correta dos resíduos e promovam práticas sustentáveis. Assim como a Leograf, todos juntos podemos construir um futuro mais sustentável e preservar o meio ambiente para as próximas gerações.