ESG é a sigla em inglês para Environmental, Social and Governance. Em bom português, significa Ambiental, Social e Governança, um conceito que pode ser entendido como uma régua de avaliação para medir a performance e os impactos de uma empresa nesses três pilares fundamentais:
Ambiental: preocupação com o uso dos recursos naturais e com os impactos no planeta. Utilização de água, gestão de resíduos, boas práticas ambientais, combate à poluição e desmatamento, redução de emissões de gás carbônico, entre outros elementos da natureza que são utilizados nas empresas e são essenciais para vivermos.
Social: é o pilar de engajamento social, que se preocupa com as pessoas, com a inclusão, educação, com a comunidade. É o relacionamento social com todos os públicos.
Governança: aspecto relacionado à gestão da empresa, procedimentos, riscos, combate à fraude e corrupção, compliance, auditoria, etc.
Leograf é pioneira em sustentabilidade com Ecoline
Aqui na Leograf, temos orgulho de sermos pioneiros na criação de um processo de produção que busca as melhores práticas sustentáveis, alinhado com a preservação do meio ambiente e a redução da pegada de carbono, o Ecoline.
Também estamos envolvidos em ações sociais, em especial em parcerias com entidades assistenciais, um trabalho que envolve desde a direção da empresa até nossos colaboradores que, voluntariamente, se engajam em movimentos coordenados por nós.
Programa de compliance ajuda a consolidar reputação
A governança é outro pilar fundamental para nós, alinhada com nossos valores éticos, controles internos e integridade. Tanto que a Leograf já tem seu programa de compliance implantado, para que todos na empresa conheçam e cumpram as leis e normas – internas ou externas – do mundo corporativo.
Na Leograf, compliance e ESG caminham lado a lado e fazem parte da cultura organizacional. “Sabemos que as empresas que possuem esses cuidados são recompensadas com melhor reputação, solidez no mercado e maior sucesso. Além disso, essa estratégia aumenta a produtividade, melhora as relações humanas, favorece a inovação, contribui para reter e atrair talentos”, afirma a advogada da Leograf, Graziela Romero.
Práticas de ESG e compliance estão alinhados com a necessidade de se ter compromisso real com o mundo em que vivemos e com o futuro que queremos. Na Leograf, esses pilares reforçam o papel da empresa na construção de um legado social, ambiental e econômico para as futuras gerações. Estamos aqui para contribuir com a construção de uma sociedade melhor.
É seguir o caminho correto para ir cada vez mais longe!